22 de jan. de 2010

Mutação em gene dá pistas sobre Esclerose Múltipla

Descoberta poderá atrasar a progressão da doença
2010-01-21



Esclerose Múltipla ainda sem causa conhecida
Esclerose Múltipla ainda sem causa conhecida

Uma mutação no gene ZFP191 provoca problemas no sistema nervoso central dos ratos semelhantes aos que ocorrem nos indivíduos que sofrem de esclerose múltipla, revela um estudo publicado no jornal Genes & Development.

Na esclerose múltipla, o organismo ataca e destrói a mielina que isola e protege as fibras nervosas do sistema nervoso central (cérebro, espinal-medula e nervos ópticos). 

Os sintomas da doença, que afecta 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo, vão desde a dormência dos membros à perda de visão ou paralisia.

Neste novo estudo, os autores descobriram que o gene ZFP191 é essencial para o desenvolvimento de células oligodendrócitas, responsáveis pela formação e manutenção das bainhas de mielina dos axónios.

Os investigadores verificaram que os ratos com uma determinada alteração naquele gene apresentavam uma deficiência na mielinação e sofriam de tremores e convulsões.

Esta descoberta poderá ajudar a desenvolver a reduzir a acumulação das lesões provocadas pela esclerose múltipla e a atrasar a progressão da doença.




Um comentário:

Anônimo disse...

Essa doença é terrível e pessoas na minha família sofrem disso, então eu tenho muito medo porque não quer que aconteça o mesmo comigo.
Eu vou a todo tipo de médicos para me fazer controles, até a urologia no centro, porque quero prever o máximo possível.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger