14 de mai. de 2010

Farmácia americana adia venda de kits para testes genéticos

Matéria Publicada em: 13/05/2010




WASHINGTON, EUA — A gigante farmacêutica americana Walgreens adiou seu plano de vender kits para realizar testes genéticos personalizados, após o organismo regulador, FDA, sugerir que os testes precisam ser aprovados pelas autoridades, indicou nesta quinta-feira a rede de farmácias.

O kit proposto pela Pathway Genomics, denominado "Insight Saliva Collection", que deveria começar a ser vendido nesta sexta-feira nas lojas Walgreens dos Estados Unidos por cerca de 20 a 30 dólares, permite recolher uma amostra de saliva de acordo com instruções simples e contém um envelope padrão para enviar o material coletado a um dos laboratórios para análise.

Mas a Food and Drug Administration (FDA) contactou nesta semana a empresa para informar sobre a necessidade de uma aprovação das autoridades que controlam os medicamentos para poder vendê-los ao público.

Com preços diferenciados, as pessoas podem descobrir a partir do teste se têm predisposições a diversas doenças, como diabetes, Alzheimer ou câncer, e também reações a determinadas substâncias, como cafeína, medicamentos que combatem o colesterol, anticoagulante varfarina e tamoxifeno utilizado para combater o câncer de mama.

Casais que planejam ter filhos também podem descobrir se são portadores ou não de 23 variações genéticas que predispõem os filhos a doenças hereditárias, como a Talassemia (um tipo de anemia) ou os rins policísticos, além de serem informados sobre predisposição a leucemia, esclerose múltipla ou doenças cardiovasculares.

Nenhum comentário:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger