17 de jul. de 2010

Tempo para descansar

Matéria Publicada em: 17/07/2010

Quem não tem um sono reparador pode sofrer com estresse, ansiedade, mau humor e até obesidade




Da mesma maneira como a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável, dormir bem é fundamental para a qualidade de vida. A privação do sono causa estresse, ansiedade e mau humor, aumenta as chances de engordar e ainda acelera o envelhecimento.

Estudos mostram que dormir mal por três noites é suficiente para deflagrar sinais de resistência à insulina, condição que pode evoluir para o diabetes. Outro aspecto prejudicial é que o corpo aumenta a produção de grelina, hormônio que dispara a vontade de comer e pode ser um gatilho para a obesidade. Uma pesquisa publicada no jornal norte-americano Sleep mostra que pessoas que dormem menos de sete horas por noite podem ganhar até 88% de peso.

Sem o descanso adequado, o organismo também aumenta a produção de radicais livres, moléculas que degradam as células, provocando o envelhecimento precoce, explica o pesquisador do sono Mário Miguel, de São Paulo. Até a adolescência, a maior parte das pessoas têm sono tão bom que, para dormir, basta atirar-se a qualquer hora em qualquer sofá. Após os 35 anos, o repouso vai ficando mais difícil e passa a exigir cuidados. É o que explica o pneumologista e geriatra Eduardo Garcia, especialista no assunto:

– O sono não é apenas um desligamento do cérebro para seu descanso, mas, sim, um estado ativo, cíclico, complexo e mutável, com profundas repercussões sobre o funcionamento do corpo e da mente na vigília do dia seguinte. O sono não é diferente de outros estados da vida: exige preparação, ambiente adequado e mente livre de preocupações.

Portanto, organize melhor seu tempo e comece a dar prioridade ao descanso.

Um comentário:

Tuka Siqueira disse...

Eu dormia maravilhosamente bem até começar a trabalhar à noite. Trabalhei por 2 anos numa empresa de processamento de dados, 12 horas por noite, todas as noites. Nunca mais dormi bem. Comecei a engordar a partir dali e não parei mais. Em 15 anos aumentei 73% o meu peso. Fora outros tantos problemas que surgiram a partir daí.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger