19 de jul de 2011

HNSG ganha ambulatório de esclerose múltipla

A partir do dia 19 de julho, começa a funcionar no Hospital Nossa Senhora das Graças (Curitiba/PR), o ambulatório especializado no atendimento a pessoas com Esclerose Múltipla


A equipe médica atenderá, gratuitamente, pacientes com baixa renda, convênios e particulares, sempre com hora marcada. 

Para serem atendidos, os pacientes passarão por uma triagem, na qual responderão a um questionário para definir se há a possibilidade de ter a doença. 

Em seguida, será agendada consulta, que ocorrerá as segundas e terças-feiras, à tarde. Mais informações pelo (41) 9232-8989, com Solange.

A esclerose múltipla é caracterizada por ser auto-imune, ou seja, o sistema imunológico entra em colapso e acaba atacando o próprio organismo. Atinge, especialmente, mulheres jovens, entre os 20 e 40 anos. “O sexo feminino é mais afetado, em uma proporção de duas mulheres para cada homem. 

A doença também é mais comum entre pessoas de pele clara e olhos claros”, explica o chefe do Serviço, o neurologista do HNSG, Cleverson de Macedo Gracia. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença é um dos distúrbios neurológicos mais comuns entre os adultos e só no Brasil estima-se que existam cerca de 40 mil portadores da doença. 

“As causas ainda são desconhecidas, mas acredita-se que exista uma predisposição genética somada a fatores ambientais que ajudam a desencadear a alteração imunológica”, explica. 

Embora não tenha cura, a doença pode ser tratada com remédios. “A medicação auxilia no alivio dos sintomas e melhora a qualidade de vida do paciente. No caso das mulheres, elas podem até engravidar”, ressalta.

Diagnóstico precoce

Para evitar complicações, é importante que a Esclerose Múltipla seja diagnostica precocemente e já imediatamente comece o atendimento. “Se identificada na fase inicial, pode-se evitar graves sequelas. Por isso, a experiência da equipe é essencial para um diagnóstico correto da doença”, enfatiza o neurologista. 

A doença, normalmente, é diagnosticada pelo médico com base nas queixas do paciente e, sempre confirmada com o exame de ressonância magnética. 

Os sintomas são variados: cegueira, perda de força em alguma região do corpo, perda de sensibilidade, tontura, dificuldade para falar, dificuldade para engolir, dificuldade para urinar, dores nevrálgicas e tremores. 

Serviço: O atendimento aos pacientes com Esclerose Múltipla acontece todas as segundas e terças-feiras, no período da tarde, no Ambulatório do Hospital Nossa Senhora das Graças. 

Mais informações pelo (41) 9232-8989, falar com Solange. O Centro Médico do HNSG fica localizado na Rua Rosa Saporski 229, nas Mercês. 

Fonte: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?id=22705&op=saude

Nenhum comentário:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger