3 de jan de 2012

Cientistas desvendam proteína ligada ao aumento da musculatura

Substância 'Srf' comandaria células-tronco a expandir os músculos.
Estudo feito em camundongos foi divulgado na revista 'Cell Metabolism'.

Cientistas franceses descobriram uma proteína que pode ser a responsável por fazer a musculatura do corpo ficar desenvolvida após atividades físicas constantes. O trabalho foi divulgado na revista científica "Cell Metabolism" nesta terça-feira (3).
A proteína era conhecida por regular genes nas fibras musculares, mas até não se conhecia a influência do Srf em células-tronco próximas aos músculos, que acabam colaborando para o aumento da musculatura.
Conhecida como fator de resposta ao soro sanguíneo (Srf, na sigla em inglês), a substância seria a responsável por transformar o esforço mecânico feito durante os exercícios em sinais químicos.
A concentração dessa substância no corpo diminui com o tempo. Isso levou os pesquisadores a imaginar que o declínio no Srf pode estar associado com a atrofia da musculatura conforme os humanos envelhecem.
A pesquisa foi conduzida em camudongos e mostrou que fibras musculares sem Srf não conseguem se desenvolver. Os cientistas observaram que as células-tronco satélites deixavam de receber a "mensagem" de que deveriam se multiplicar e integrar a musculatura dos roedores.

Data da publicação: 03/01/2011

Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/01/cientistas-desvendam-proteina-ligada-ao-aumento-da-musculatura.html







 

Nenhum comentário:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger